REPRODUÇÃO

 

Para realizar a reprodução de calopsitas, é necessário sabermos identificar o macho da fêmea, para que se possa formar um casal. Abaixo segue a imagem mostrando como identificar o macho e a fêmea.

OBS: Essa forma só é possivel com algumas cores e quando os pássaros já estão adultos. O melhor método e o mais garantido é atravéz do teste de DNA feito com as penas da ave. Teste este chamado de sexagem. Este teste pode ser feito atravéz de alguns laboratórios.


Identificação:

 

 

Gaiolas e Ninhos: Instale na tela da gaiola ou do viveiro um ninho de madeira tipo caixa, medindo cerca de 35 cm de comprimento, 20 cm de largura, 20 cm de altura, com entrada redonda na frente, e com uma ante-sala dentro do ninho (não há necessidade de oferecer material para forração).

 

 

 

Acasalamento: As calopsitas atingem sua maturidade sexual por volta dos 12 meses. Desta forma é desaconselhável a reprodução com menos idade. Um casal é formado pela própria escolha das aves. Ter um casal junto não significa obrigatoriamente que eles irão se reproduzir. Embora as chances sejam maiores más não são absolutas. Os casais se formam naturalmente.


Na natureza reproduz-se nas épocas das chuvas, quando os alimentos são mais abundantes. Faz seu ninho em buracos já existentes no tronco das árvores, geralmente em eucaliptos próximos à água. Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo.


A Calopsita reproduz tanto se estiver em viveiro coletivo como se estiver apenas um casal no ambiente. Esta última opção é a mais simples e portanto a mais recomendada. As calopsitas são aves monogâmicas e estão aptas à reprodução a partir de um ano de idade. A Calopsita está apta a reproduzir o ano todo, mas a criação tem maior chance de sucesso nos meses de primavera e verão.


Podem reproduzir durante o ano todo, mas aconselha-se tirar apenas 2 a 3 ninhadas por ano, pois é um processo muito estressante para elas. Para cessar a reprodução, basta retirar o ninho.

O macho se exibe para a fêmea, levantando a abaixando a crista, cantando e abrindo as asas. Então ele entra no ninho e a fêmea o segue. Durante cinco ou dez minutos, o macho esfrega a cloaca na da fêmea, que emite um som contínuo e baixo. Durante vários dias, o episódio pode repetir.

 

 

 

 

 

 

Postura e Nascimento: A postura costuma se iniciar de uma a duas semanas após a união do casal. Os ovos medem de 2 a 3 cm, e a postura é de 4 a 7 ovos por vez, com intervalos de cerca de dois dias. A incubação leva de 17 a 22 dias.


Os pais revezam-se na incubação e cuidado dos filhotes. Os filhotes são ocultados pelos pais por 10 dias e após 3 semanas começam a explorar a gaiola.

 

 

 

 

Separar os filhotes dos pais com 8 semanas de vida, quando começarem a comer sozinhos.


Alimentação: A alimentação dos pais também deve ser mais abundante, bem como a oferta de água disponível. Após o nascimento fornecer diariamente milho verde, pão molhado e osso de siba. Os criadores experientes aconselham deixar sempre à disposição das aves banheiras com água, sobretudo nesta época. Os pais eventualmente procuram esta oferta extra de água até mesmo para auxiliar no nascimento dos filhotes, umedecendo os ovos. A aplicação de vitaminas também é efetuada por alguns criadores, bem como fornecimento de cálcio extra (normalmente colocado na água das aves). Porém aves saudáveis e bem alimentadas não têm a necessidade destes complementos. Para que a postura finalize basta que se retire o ninho.


É aconselhável então a limpeza do ninho, deixando-o preparado para quando ocorrer à próxima época de postura. Os criadores limpam os ninhos e o desinfetam com álcool, deixando-o secar naturalmente.Tem-se observado que normalmente épocas secas tendem a fornecer menos ovos galados, mesmo embora os pais estejam saudáveis e sejam prolíficos.


Caso você deseje ter uma calopsita mansa, aquelas adestradas que falam e cantam, andam no ombro e fazem gracinhas, é necessário um trato um pouco diferente, pois quando se deseja criar um filhote para essa finalidade, temos que ter alguns cuidados:


Para ter um filhote adestrado é necessário tirar o filhote do ninho após 2 semanas de vida no minimo, se você retirá-lo antes disso ele prvavelmente não irá sobreviver. Ao retirá-lo de inicio ao tratamento coma papinha especial.


1° - A ração para filhotes é especial, nunca ofereça fubá com leite ou antigas receitas que sua avó ensinava. Hoje em dia é muito fácil encontrar as rações especificas para esse fim. Você pode encontrá-las em supermercados, e geralmente em pet shops, agropecuárias e avícolas. Quando você for comprar pessa a Papinha para Psitacideos, é um alimento em pó, que deve ser misturado em pequenas quantidades adicionando água.

 

 

 

 

2° - A papinha deve ser servida morna, em estado semi-liquido, pois na natureza os pais regujitam na boca dos filhotes, sendo assim temos que imitar ao máximo os cuidados naturais, para que eles possam se desenvolver bem e com saúde.


3° - Utilize uma colherzinha ou uma seringa, para tratá-lo, trate com calma e paciência, os filhotes necessitam ser tratados várias vezes ao longo do dia. Se você estiver utilizando a seringa para alimentá-lo, nunca aperte com força e nem injete muito rapidamente o conteúdo da seringa, pois você pode afogá-lo com a papinha. O Melhor método é a colherzinha, mas é um método mais lento, pois não cabe muita papinha na concha, além de desperdiçar mais, más é mais seguro pelo fato de não oferecer risco de afogar o filhote com injestão brusca.


4° - Após a sexta semana de tratamento com a papinha, você já pode deixar disponível na gaiola a mistura de calopsitas, pois ele irá começar a rejeitar a papinha e procurará outras fontes de alimento, no caso a mistura de calopsitas, que tem várias sementes e vitaminas.


Basicamente é esse o procedimento que se deve seguir, os métodos de criação variam de criador para criador, esse método apresentado é um dos mais utilizados, mas nada substitui a experiência real. Devido a isso alertamos a todos que desejem criar calopsitas que tenham sempre um contato ou ajuda de algum criador mais experiênte ou mesmo um veterinário especializado em aves, para que se possa ter orientações mais precisas.


Se você é criador e conhece ou utiliza métodos mais práticos ou possui informações sobre esta espécie, e deseja compartilhar essas informações em nosso site, nos envie para que possamos melhorar o conteúdo do site e assim melhor orientar todos os amantes desse fabuloso pássaro.

 

Contato

CRIADOURO AMO CALOPSITAS MANSAS

formaradical@gmail.com

NOSSO FACEBOOK. SEJA UM DOS NOSSOS AMIGOS

https://www.facebook.com/
euamocalopsitasmansas

(21) 99135-8551 (Claro)
(21) 98180-5331 (Tim)



LIGAR DE PREFERÊNCIA À NOITE APÓS AS 20 HORAS OU NOS FINS DE SEMANA, POIS PODEREMOS LHE DAR MAIOR ATENÇÃO. OBRIGADO.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode