ALIMENTAÇÃO

 

A alimentação das calopsitas é bem simples porem deve ser bem variada. É composta principalmente por ração e sementes, que se encontram com facilidade em lojas de pet shop, avícolas, agro-gerais e até super mercados.


A ração deve ser rica em sementes, que contenham alpiste, painço, aveia, girassol pequeno, frutas, legumes, verduras farinhadas e rações peletizadas.

 

 

 

A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada.  Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.

 

 

 

Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carência nutricional alguns alimentos com porcentagem mais elevada ( ex: aveia ) podem causar distúrbios gástricos, diarréias e outros problemas. A utilização das porcentagens acima garante a melhor taxa de aproveitamento x necessidades das aves.


A ração peletizada é essencial para quem quer garantir que sua ave está ingerindo todos as vitaminas necessárias, você encontra esse tipo de ração muitas vezes misturada em rações industrializadas. Farinhada, oferecer principalmente as que contêm ovo.


Frutas: Forneça de 2 a 3 vezes por semana, elas adoram maça.

Legumes: em pedaços e verduras como couve, almeirão, espinafre e chicória. Nunca ofereça alface ( causa diarréia) e nem frutas e legumes gelados.

Em dias alternados, oferecer milho verde; mas, se houver filhotinhos, passar a oferecer todos os dias.


A água deve ser trocada diariamente.

Nunca forneça água gelada.


Deixar à disposição: areia própria para pássaros ou farinha de ostras para ajudar na digestão e como fonte de cálcio (principalmente na reprodução) ou blocos minerais, como osso de siba e cálcio bloco.

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode